quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Hospital Regional de Tucuruí em greve


Servidores do Hospital Regional de Tucuruí (HRT), juntamente com lideranças de movimentos sociais, fecharam por mais de três horas a avenida Amazonas e a BR-422, exigindo a demissão do diretor do hospital, o médico Raimundo Arias.



Como a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) não atendeu o pedido de afastamento de Arias, os servidores do Hospital Regional decidiram entrar em greve nesta quarta-feira, com a paralisação de todos os atendimentos no hospital, afirmou o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Pará (Sindisaúde) em Tucuruí, e membro do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Robson.

O Sindisaúde protocolou no último dia 4, no Ministério Público do Estado do Pará, uma exposição de motivos, denunciando irregularidades nos pagamentos da Gratificação de Desempenho Institucional (GDI) aos funcionários e do Sistema Integrado da Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem). As duas gratificações, segundo Paulo Robson, estão atrasadas há mais de três meses.

Na petição, o sindicato solicita em caráter de urgência providências do Ministério Público, no sentido de determinar que o diretor do HRT autorize a planilha de pagamentos contemplando todos os funcionários efetivos e prestadores de serviços.

SEM NEGOCIAÇÃO

Os funcionários do HRT já haviam ocupado a sala da direção do hospital no último dia 1. A manifestação provocou uma reunião com o diretor da instituição. Arias foi taxativo em afirmar que não faria o pagamento dos benefícios a nenhum servidor contratado. E lançou a proposta que só assinaria a planilha se os pagamentos fossem realizados para os servidores efetivos, e que, do total dos R$ 375 mil, 70% fossem destinados para os pagamentos dos médicos. O Sindicato não aceitou a proposta e, junto ao Ministério Público, solicitou as devidas providências.

Na manhã da última segunda-feira, dia 7, os sindicalistas fizeram uma manifestação na porta do Pronto-Socorro do HRT, para sensibilizar os funcionários e a população.

Eles prometem repetir o protesto hoje. “Estaremos na frente do hospital. Se não for tomada nenhuma decisão com referência aos pagamentos dos direitos adquiridos pelos trabalhadores do hospital, será deflagrada a greve com a paralisação do atendimento no Hospital Regional, que é referência, comprometendo o atendimento da população dos sete municípios do entorno do Lago de Tucuruí”, esclareceu Paulo.

Ontem, o protesto contou com os funcionários do hospital e foi engrossado por movimentos sociais, Conselho Municipal de Saúde e do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). Do hospital, os manifestantes saíram em passeata por 5 quilômetros até a entrada da cidade, na BR-422.

OUTRO LADO

O diretor do Hospital Regional de Tucuruí, Raimundo Arias, informou ao DIÁRIO que encaminhou para a administração estadual da Sespa a planilha de valores levantados pela comissão nomeada por ele, e que está aguardando a decisão para poder realizar os pagamentos das GDI apenas aos servidores efetivos. Ele esclareceu que, com referência à disponibilização de 70% do total para os pagamentos dos médicos, isso foi aprovado pela comissão.

Segundo Arias, a administração pagou o mês de setembro, que estava em atraso, aos prestadores de serviços, que recebem seus benefícios pela folha suplementar do Sistema Integrado da Administração Financeira para Estados e Municípios. Ele informa que os pagamentos ultrapassaram o valor de R$ 250 mil ao mês. “Ainda nesta quinzena estaremos pagando a folha do mês de outubro, com isso regularizando os pagamentos”, afirmou Arias.

GRATIFICAÇÕES

Os servidores do hospital reclamam o pagamento das Gratificações por Desempenho Institucional (GDI) e pedem a imediata exoneração do diretor do hospital, Raimundo Arias.  (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário