domingo, 23 de outubro de 2011

A RELIGIÃO INTERFERE NA ORGANIZAÇÃO DO ENEM


Após terminar 1ª prova às 22h, adventistas temem pelo cansaço

NotíciaEstudantes adventistas, que só puderam começar a prova de sábado após as 18h, temiam pelo cansaço antes do exame de domingo
Foto: Lúcia Morel/Especial para Terra

Direto de Campo Grande
Estudantes adventistas que chegaram para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Campo Grande (MS) esperavam que o cansaço não atrapalhasse o desempenho neste domingo. Por causa da religião, os chamados sabatistas "guardam o sábado" e não podem realizar nenhuma atividade até que o dia se encerre. A prova desses estudantes ontem só teve início depois das 18h.
Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem Veja como será a seleção nas principais universidades públicas Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame 
Por conta disso, os estudantes chegaram às 12h no local de prova, esperaram todos os outros candidatos terminarem e começaram o exame somente depois que anoiteceu. "Eu acho que isso pode nos prejudicar pelo cansaço, pela espera. Não é fácil ficar mais de quatro horas vendo as pessoas fazerem a prova e ainda esperar mais duas horas para começar a sua", disse a estudante Priscila Ramos Prates, 22 anos.
O irmão da estudante, Roger Ramos Prates, 19 anos, e um amigo, Joel Ramos, 18 anos, concordaram com o desgaste. "Eu terminei minha prova era mais de dez horas da noite. Foi bem cansativo", comentou Joel. Para Roger, "o mais difícil foi ver todo mundo indo embora e eu ainda esperando para começar". Mesmo assim, todos estavam com esperança na prova. "Eu ainda não sei que faculdade fazer, talvez Economia e acredito que consigo a nota necessária", completou Roger.
Atrasados 
Os atrasados foram bem poucos nesse segundo dia de provas em Campo Grande. Em frente ao colégio Joaquim Murtinho, apenas a estudante Letícia da Silva Ibarras, 18 anos, não conseguiu chegar a tempo para o exame. Ela queria alcançar nota para começar o curso de Odontologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
"Já faço o curso, mas em uma universidade particular e é muito caro". Ela mora a quatro quadras da escola, mas "enrolei, achei que dava tempo e cheguei atrasada", lamentou. A estudante avisou a mãe pelo celular que havia perdido a prova. "Agora é esperar o ano que vem".
Recorde de inscritos 
Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. De acordo com o MEC, o primeiro dia registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.
A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.
Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.
Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário